Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2.2-7

ESTUDO

. A Igreja em Éfeso não foi repreendida por tudo o que fazia. Ela tinha pontos positivos também. Era uma Igreja intensa em amor, mas estavam perdendo isso.

Voltar ao primeiro amor não é voltar ao sentimento, é voltar ao propósito. 

Voltar ao primeiro amor é arrependimento, é mudança de direção, de propósito. É ser mudado por Deus.

1) Nós precisamos voltar ao evangelho da obediência simples (1 João 2.6). Não podemos querer mudar o que Jesus falou. É necessário andar como Ele andou e alinhado com aquilo que Ele falou. Não adianta conhecimento sem aplicação.

2) Nós precisamos ter uma vida simples. Sem complicações e pressa e voltada ao Reino de Deus. Nossa forma de ser, de lidar deve ser simples como Jesus foi simples.

3) Nós precisamos voltar a buscar as coisas que são do Alto (Colossenses 3.1). Após o novo nascimento, temos uma nova origem. Voltar ao primeiro amor é redefinir nossa identidade e propósito. É manter-se constante nEle. As coisas precisam estar em seu devido lugar. Não busque as coisas do Alto aqui na terra! (João 17.14).

PERGUNTAS

  • Para onde precisamos voltar?
  • O que significa voltar para a simplicidade do evangelho?
  • O quanto o conhecimento teológico pode influenciar a obediência simples? É possível que caminhem juntos?
  • O que significa voltar ao primeiro amor na prática?
  • Por que devemos buscar as coisas que são do Alto?
  • Reflexão: lembre-se do que te levou até Jesus.
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Seguir: