porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8.14-16

Na nossa caminhada cristã nós somos guiados pelo Espírito Santo de Deus. Quando o homem pecou, o espírito, que se relacionava com Deus (e tinha a alma e o corpo sob seu governo), morre. Agora o corpo passa a encarar a morte e a alma passa a ferir e ser ferida.

No novo nascimento o nosso espírito humano é recriado e passa a ter comunicação com o Espírito de Deus. Através do Espírito Santo, Deus nos conduz e cuida de nós. Só temos uma vida, não vale a pena perder tempo com decisões que não vem de Deus.

  • O Espírito Santo não fala nada dele mesmo, ele diz tudo o que vem do coração do Pai. “… Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. João 16:13 
  • O Espírito Santo de Deus habita em cada um de nós: … Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:17
  • Imagine uma caminhada com Espírito Santo sem permitir que Ele fale. Não seja guiado pela sua carne e seus desejos. Seja GUIADO pelo Espírito Santo de Deus. Nosso plano de voo é a bíblia. Tudo o que está alinhado com a palavra, nós podemos seguir. Aquilo que não está, nós não devemos seguir.
  • Às vezes o que nos impede de crescer não é uma falta de conhecimento, às vezes o que falta é OBEDIÊNCIA. Para obedecermos precisamos deixar o controle nas mãos do Espírito; Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem. Salmos 32:8,9.

O Espírito Santo nos CONDUZ nas mínimas coisas. Ele nos conduz mesmo quando não estamos perguntando. Se não foi Ele quem deu o sim e o amém, então não vá! “Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu” Atos 16:6,7

Isaías 30:1,2 “Ai dos filhos obstinados”, declara o Senhor, “que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado, que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito. 

Isaías 30:8-11 Agora vá, escreva isso numa tabuinha para eles, registre-o num livro, para que nos dias vindouros seja um testemunho eterno. Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor. Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões! ” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! “ 

Isaías 30:15. Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. 

Isaías 30:18-21 Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam! Ó povo de Sião, que mora em Jerusalém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, lhe responderá. Embora o Senhor lhe dê o pão da adversidade e a água da aflição, o seu mestre não se esconderá mais; com seus próprios olhos vocês o verão. Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”. 

Isaías 30:23 Ele também lhe mandará chuva para a semente que você semear, e a terra dará alimento rico e farto. Naquele dia o seu gado pastará em grandes prados. 

  • Leia e medite neste texto, tire seu tempo de oração meditando nele. Separe na sua semana um dia para orar. A oração nos conecta ao Espírito de Deus para sermos guiados por Ele. Não faça planos sem a direção de Deus.
  • Façam alianças aprovadas por Deus. Faraó traria proteção e recurso, mas não tinha a aprovação de Deus. Era em vão.
  • Ser guiado por Deus sempre te direciona a uma vida de santidade.
  • Busque refúgio e abrigo em Deus. Faça dEle sua base de sustentação e proteção. 

PERGUNTAS

  1. Como podemos nos comunicar com Deus? 
    1. Sugestão de Resposta: através do Espírito Santo
  2. Por que é importante termos uma vida guiada pelo Espírito Santo?
  3. Como podemos ser guiados pelo Espírito? 
    1. Sugestão de Resposta: meditação na Palavra e oração
  4. Por que temos tanta dificuldade de entregar o controle para Deus?
  5. Em quais situações Deus pode nos orientar? Em quais situações devemos pedir orientação a Ele?
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Seguir: